Número total de visualizações de páginas

13.2.13

O regime fascista

Projeto Novo História 9, Texto Editores


1.1 Identifica as razões que, de acordo com o autor do documento 1, contribuíram para o avanço do fascismo.

O aluno deverá referir:
·         a subida de inflação, após a I Guerra Mundial, que afectou, sobretudo, as classes médias;
·         o receio da «ameaça comunista»;
·         a crise de 1929 que agravou as dificuldades;
·         o facto da Itália e, particularmente, a Alemanha não terem conseguido alcançar os seus objectivos devido à sua derrota na I Guerra Mundial; 

1.2 Parece-te que os documentos 3 e 4 mostram a execução das ideias defendidas no documento 2? Justifica.

Sim, os documentos 3 e 4 mostram que as ideias defendidas no documento 2 são levadas à prática. Na verdade, enquanto no documento 2 se defende a existência de um partido único (o partido fascista) e o fim dos sindicatos, no documento 3, os que não são fascistas (ou, pelo menos, os que não dão o seu apoio aos fascistas), são perseguidos e as instalações dos sindicatos são destruídas.
Já no documento 4 é evidente o desprezo dos fascistas pela democracia: organizaram uma marcha sobre Roma, tendo Mussolini sido encarregue de formar governo.

1.3 Relaciona cada documento escrito com o documento iconográfico que lhe corresponde. Justifica.

O documento 1 está relacionado com o documento 5, já que os dois documentos referem as consequências da I Guerra Mundial. O documento 5 mostra-nos o sofrimento (mulher) provocado pela guerra (canhão).

O documento 2 está relacionado com o documento 8, pois o documento escrito faz a caracterização do fascismo, enquanto o iconográfico mostra a bandeira italiana com o fascio: o símbolo do fascismo.
O documento 3 está relacionado com o documento 6, pois quer o documento escrito, quer o documento iconográfico, mostram a violência causada pelos fascistas, neste caso os «Camisas Negras».
Finalmente, o documento 4 está relacionado com o documento 7 pois em ambos está documentada a marcha de Mussolini e dos seus camisas negras sobre Roma

Sem comentários: