Resumo da atividade desenvolvida na aula da disciplina
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3.1.12
Teste de avaliação - correção
Consulta a correção do teste de avaliação realizado. Compara com as tuas respostas.
Teste de avaliação - Orientações de aprendizagem
Sociedade e cultura num mundo em Mudança
Compreende as razões que levaram ao crescimento das Classes Médias.
Reconhece a importância crescente das Classes Médias nas alterações sociais, políticas e culturais.Caracteriza os “Loucos Anos 20”.
Compreende as alterações que levaram á emancipação da mulher.Identifica Cultura de massas, conhece os seus produtos e os meios de difusão.
Identifica as principais características dos diferentes movimentos artísticos da pintura e conhece os principais artistas.Conhece as características da nova arquitectura do início do século XX (técnicas e materiais, necessidades a que procura dar resposta, influências recebidas e estilos arquitectónicos).
O modernismo em Portugal: inovação nas artes plásticas e na literatura. Os principais artistas e escritores.2.1.12
TESTES INTERMÉDIOS 2012
Caros alunos, a data de realização do teste intermédio da disicplina de História está agendada para o dia 7 de maio. Para que tenham conhecimento dos conteúdos a avaliar e compreendam a estrutura do teste, ponho à vossa disposição a informação disponível sobre a prova desta disciplina.
Conteúdos e estrutura do teste intermédio de História.
Conteúdos e estrutura do teste intermédio de História.
3.12.11
Orientações de aprendizagem: Revolução Soviética e Iª República
Caracterizar a revolução de Outubro de 1917, verificada na Rússia .
Identificar os principais envolvidos nessa revolução.
Conhecer as primeiras medidas tomadas pelo governo revolucionário.
Caracterizar a situação económico-financeira de Portugal, na 2ª metade do século XIX.
Relacionar essa situação económico-financeira com o descontentamento social e com o descrédito da monarquia.
Relacionar o ultimatum inglês de 1890 com o crescimento do Partido Republicano e com a 1ª revolta republicana (31 de Janeiro de 1891).
Descrever o Regicídio e as suas motivações.
Conhecer as principais medidas tomadas pelos governos republicanos.
Avaliar o sucesso/insucesso dessas medidas.
Descrever a participação de Portugal na Grande Guerra, identificando os argumentos que fundamentaram essa decisão.
Explicar a situação de dificuldades económicas e de instabilidade política em Portugal nos anos 20 e relacioná-la com os sinais do aumento do descontentamento contra o regime Republicano.
Localizar no tempo o golpe militar que pôs fim à Iª República, conhecer os seus líderes e as implicações futuras deste golpe de estado.
Identificar os principais envolvidos nessa revolução.
Conhecer as primeiras medidas tomadas pelo governo revolucionário.
Caracterizar a situação económico-financeira de Portugal, na 2ª metade do século XIX.
Relacionar essa situação económico-financeira com o descontentamento social e com o descrédito da monarquia.
Relacionar o ultimatum inglês de 1890 com o crescimento do Partido Republicano e com a 1ª revolta republicana (31 de Janeiro de 1891).
Descrever o Regicídio e as suas motivações.
Conhecer as principais medidas tomadas pelos governos republicanos.
Avaliar o sucesso/insucesso dessas medidas.
Descrever a participação de Portugal na Grande Guerra, identificando os argumentos que fundamentaram essa decisão.
Explicar a situação de dificuldades económicas e de instabilidade política em Portugal nos anos 20 e relacioná-la com os sinais do aumento do descontentamento contra o regime Republicano.
Localizar no tempo o golpe militar que pôs fim à Iª República, conhecer os seus líderes e as implicações futuras deste golpe de estado.
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