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Sociedade e cultura num mundo em mudança


Os inícios do século XX mais não foram que a continuação de um século XIX onde o optimismo face ao progresso material, os valores morais e sociais de uma burguesia triunfante imperaram.
A Iª Guerra Mundial, a Rev. Soviética e o crescimento económico originam um certo nivelamento dos modos de vida e marcam o início de um movimento de viragem em todos os campos: cultural, político e social e na formação de uma nova mentalidade, mais aberta e inovadora, responsável por comportamentos até aí impensáveis.
As Classes Médias (médicos, professores, engenheiros, arquitectos, comerciantes, homens de leis, guarda-livros...) adquirem um peso e influência crescente nesta sociedade e vão estar na base das principais transformações políticas e culturais:

a) Novos valores morais e sociais;
b) O prazer e a boémia ganham significado (aumentam os locais de convívio);
c) A mulher luta pela sua afirmação através do trabalho fora de casa, do direito ao voto;
d) A Moda (mais leve e desportiva) e a Música (Jazz) reflectem os novos gostos.

Surge uma Cultura de Massas (1) associada ao desenvolvimento tecnológico e ao crescente aumento dos tempos livres.
· A Imprensa, a Rádio, o Cinema, revistas foram os veículos dessa cultura destinada ao grande público.
· O Desporto tornou-se, igualmente, uma manifestação de massas.

Verifica-se um significativo progresso das Ciências Exactas.
a) A discussão sobre os limites de validade das ciências assume um papel importante na reflexão.
b) A ciência faz a sua auto-crítica.
c) A teoria da Relatividade desenvolvida por Einstein vai mostrar a existência de factos experimentais contraditórios com os princípios formulados pela ciência, desde Newton.
d) Outros cientistas defendem que em certos campos não é possível alcançar um conhecimento exacto mas apenas probabilistico (Max Planck).

No campo das Ciências Sociais e Humanas, igualmente se verificam inovações.
a) A Psicologia, com FREUD, defende que a razão não controla totalmente as nossas acções. Os impulsos inconscientes são responsáveis por grande parte dos nossos comportamentos. Por outro lado existem valores morais que provocam recalcamentos e reprimem o indivíduo.
A tomada de consciência destes vai permitir a alteração no comportamento social que deve ser mais livre dos constrangimentos morais.
A descoberta da existência de uma vasta área do nosso psiquismo que não se manifesta de forma consciente vai ser valorizado do ponto de vista cultural pelas tendências artísticas e literárias da época.


RUPTURA E INOVAÇÃO NAS ARTES

Vive-se, nos primeiros anos do século XX, um período de aparecimento de movimentos artísticos, inovadores, que vão contra a norma, contra as “Escolas” que ditavam os gostos, os temas e as técnicas da arte.
Os novos artistas apresentam experiências diversificadas, marcadas por um corte com a tradição;
Revelam uma certa agressividade e irreverência na utilização das formas e da cor.
Na pintura, o cubismo, o abstraccionismo, o surrealismo e o futurismo (pretendia retratar a civilização industrial, o movimento da vida moderna) foram as correntes que mais se impuseram. (Picasso, Bracque, Salvador Dali, Amadeo de Sousa Cardoso, Almada Negreiros, Santa Rita) foram alguns dos seus artistas.
Na arquitectura, a adaptação dos edifícios à função para a qual se destinam e a utilização de novos materiais, fruto da nova sociedade industrial, são as características mais marcantes. (Funcionalismo arquitectónico)
A literatura revelou autores e estilos inovadores que se debruçam sobre a intimidade humana, sobre os sentimentos das pessoas. (Modernismo). (Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, )
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(1) Cultura de massas – É um produto da indústria cultural e resulta do aumento da produção, dos tempos livres e dos rendimentos familiares. Estas mudanças traduziram-se num consumo em larga escala, nomeadamente de produtos culturais.
A cultura de massas é frequentemente associada a uma cultura de imagens, a diversão é a principal característica positiva associada à cultura de massas. Esta cultura é resultado de técnicos e artistas, formados em escolas de artes, que concebem produtos destinados a explorar os desejos de consumidores anónimos.
A Sociedade de consumo recebeu entusiasticamente as novas estéticas determinadas pela televisão, cinema, audiovisuais, artes plásticas e a comunicação social, sob a grande proposta do nivelamento cultural.
Chama-se cultura de massa toda cultura produzida para a população em geral — independentemente de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas — e veiculada pelos meios de comunicação de massa. Enfim, cultura de massa, é toda manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público.
RESPONDE AS SEGUINTES QUESTÕES:
1 - Explica a que se deve a cada vez maior importância das Classes Médias.
2 - Explica em que consiste a Cultura de Massas e quais os meios de divulgação dessa cultura.

5 comentários:

Ana disse...

2008-1-16
Ana Sílvia nº5 9ºA

1-As classes médias têm cada vez mais importância porque adquirem um peso e influência cada vez maior na sociedade, e vão estar na base das principais transformações políticas e culturais. Com o aparecimento das classes médias, novos valores morais e sociais já antes pensados são adquiridos, tais como: o prazer e a boémia (vadiagem) ganham significado; a mulher luta pela sua afirmação; a moda e a música reflectem novos gostos.



2-A cultura de massas é o resultado final do trabalho de técnicos e artistas que fazem produtos destinados a um único público, o povo. Os meios de comunicação utilizados para a divulgação dessa cultura são:

 (as revistas)


 (a imprensa)


 (a rádio)


 (o cinema)

Ana Patricio disse...

1- As classes médias ficam cada vez mais importantes porque houve grandes transformações nas sociedades do mundo Ocidental, como a igualdade de direitos entre homens e mulheres(mulheres querem trabalhar fora de casa e ganhar o direito ao voto) as mulheres passam a ser mais ousadas(retocam a maquilhagem em público), o prazer e a boémia ganham significado, a moda mudou(começa-se a usar vesidos de cintura descida) e a música(Jazz) afirma-se.

2-A Cultura de Massas consiste na cultura que generalidade das pessoas tem acesso através dos ógãos de comunicação social e da escolarização básica, os meios de divulgação dessa cultura é a imprensa, a rádio, o cinema e as revistas.



Ana Patrício nº2 9ºA

ana rita cardoso disse...

1 - Explica a que se deve a cada vez maior importância das Classes Médias.

As classes médias são (professores, engenheiros, arquitectos, comerciantes, homens de leis, guarda – livros…) que tiveram uma maior importância na sociedade do tempo, pois, influenciam de forma positiva a sociedade, com transformações politicas e culturais (musica, moda, tempos livres, arte, a luta da mulher pela sua independência e afirmação).



2 - Explica em que consiste a Cultura de Massas e quais os meios de divulgação dessa cultura.

A Cultura de Massas resulta do aumento da produção, dos tempos livres e dos rendimentos familiares. Estas mudanças traduziram-se num consumo em larga escala, nomeadamente de produtos culturais.
É frequentemente associada a uma cultura de imagens, a diversão é a principal característica positiva associada à cultura de massas. Esta cultura é resultado de técnicos e artistas, formados em escolas de artes, que concebem produtos destinados a explorar os desejos de consumidores anónimos. Os meios de divulgação dessa cultura foram televisão, cinema, audiovisuais, artes plásticas e a comunicação social.



Ana Rita Ribeiro Cardoso
Nº4 9ºA

Joana disse...

1 - Explica a que se deve a cada vez maior importância das Classes Médias:

As Classes Médias , que são médicos, professores, engenheiros, arquitectos, comerciantes, homens de leis, guarda-livros..., adquiriram um peso e uma influência enorme na sociedade, onde ocorreram várias transformações politicas e culturais que são principalmente os novos valores morais e sociais;
o prazer e a boémia ganham significado (aumentam os locais de convívio); a mulher luta pela sua afirmação através do trabalho fora de casa, do direito ao voto; a moda (mais leve e desportiva) e a Música (Jazz) reflectem os novos gostos.


2 - Explica em que consiste a Cultura de Massas e quais os meios de divulgação dessa cultura.

Cultura de massas é um produto da indústria cultural e resulta do aumento da produção, dos tempos livres e dos rendimentos familiares. Toda a manifestação cultural é produzida para o grande público, o povo. É uma cultura que a generalidade das pessoas tem acesso através da televisão, cinema, audiovisuais, artes plásticas e a comunicação social e da escolarização básica.


Joana Alves nº15 9ºA

catarina disse...

1-As Classes Médias (médicos, professores, engenheiros, arquitectos, comerciantes, homens de leis, guarda-livros...) obtém um peso e influência crescente nesta sociedade e vão estar na base das principais transformações políticas e culturais,como, novos valores morais e sociais; o prazer e a boémia ganham significado (aumentam os locais de convívio); a mulher luta pela sua afirmação através do trabalho fora de casa, do direito ao voto;
a Moda (mais leve e desportiva) e a Música (Jazz) reflectem os novos gostos.

2-A cultura de masssas é a cultura de generalidade de pessoas que resulta resulta do aumento da produção, dos tempos livres e dos rendimentos familiares. A manifestação social é feita apenas para um único publico, o povo. Essa cultura "espalha-se" através:

*Da televisão
*Cinema
*Rádio
*Música popular
*Arte